segunda-feira, 25 de outubro de 2010

IDOSOS NA MUSCULAÇÃO


Não é de hoje que a musculação é indicada também para idosos. Na última década, os trabalhos apresentados sobre o tema só ressaltaram os benefícios e a segurança desta atividade física.
No dia 22/10/10, o Globo Repórter apresentou um estudo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) que vem reforçar esta recomendação. A pesquisa do professor de educação física Emmanuel Gomes Ciolac, do Laboratório de Estudos do Movimento da USP, vêm acompanhando idosos na musculação há 16 semanas e nenhum idoso apresentou lesão músculo-esquelética e articular. Muito pelo contrário.
Os idosos perceberam uma melhora significativa no dia-a-dia. O aumento da força ajudou-os a desempenhar tarefas corriqueiras, como carregar o carrinho da feira, sair da banheira, andar a pé.
O trabalho de musculação evidenciou benefícios positivos na densidade óssea, diminuindo o risco de osteoporose, e também benefícios no que diz respeito à melhoria ou eliminação de doenças cardiovasculares.
Costa (2004), afirma ainda que os benefícios da musculação vão muito além da estética, a prática da musculação ajuda na diminuição do estresse, aumenta a interação social, combate o sedentarismo, a aterosclerose, controla a hipertensão arterial, obesidade, diabetes mellitus, osteoporose entre outros.
O objetivo é ganhar músculos, flexibilidade, equilíbrio, bom condicionamento físico e, principalmente elevar a auto-estima e melhorar a depressão, problema que atinge boa parte da população idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário