domingo, 25 de julho de 2010

QUAL É O SEU TIPO DE PISADA?

Já deve ter acontecido de você chegar numa loja pra comprar um tênis e o vendedor te perguntar qual é o seu tipo de pisada. E aí, você sabe responder?
Bem, um estudo mais profundo sobre a sua pisada e o arco do seu pé só pode ser feito por um ortopedista. Mas, aqui vão algumas dicas pra você poder identificar sua pisada como pronada, supinada ou neutra.
Segundo a Revista O2 online, o que diferencia as pisadas é a maneira como o pé toca o calcanhar e “rola” pelo chão até impulsionar o corpo com a ponta dos pés.

Os vídeos abaixo mostram de uma maneira fácil cada tipo de pisada:

PRONADORES: tendem a começar o movimento mais pela parte interna do calcanhar, apoiar mais a borda interna do pé e, por fim, concentrar o impulso na área do dedão. Geralmente tem pé chato e necessitam de tênis com estabilidade.




NEUTROS: a pisada começa no calcanhar, o pé percorre o solo de modo mais uniforme e o impulso é dado pelo apoio dos três primeiros dedos.




SUPINADORES: tendem a apoiar a parte externa do calcanhar com mais intensidade, o movimento segue pela borda externa do pé e o impulso é concentrado nos últimos dedos. Geralmente têm pé cavado e necessitam de tênis com amortecimento.



A Revista Sport Life do mês de março de 2010 sugeriu um teste caseiro, que você pode fazer caso ainda esteja com dúvida. Descalço, fique de pé com os pés unidos. Flexione três vezes os joelhos e, se na última vez que tiver flexionado os joelhos se chocarem, você é um pronador. Se eles se mantiverem paralelos, você tem pisada neutra e se eles se separarem, é supinador.
No site da Nike http://nikerunning.nike.com/nikeos/p/nikeplus/pt_BR/footwear_finder você recebe ajuda para escolher o melhor modelo de tênis para seu tipo de corrida. Para isto, você seleciona o seu sexo (feminino ou masculino), a superfície que você corre (asfalto, esteira, concreto, trilha), o tipo de arco do seu pé (baixo, médio ou alto) e a sua pisada (pronada, neutra ou supinada). Se você não souber qual o seu arco, eles te ensinam o “teste do pé molhado” (pisar com o pé molhado num papel ou cimento e observar o desenho do pé). E se você não souber o tipo de pisada, eles te ensinam o “teste do Tênis velho”, que é observar o desgaste do seu tênis usado.
Assim é mais fácil comprar um tênis perfeito, que não te cause dor nem desconforto.