quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MEDITAR PARA EMAGRECER


Já pensou em meditar para emagrecer? Parece estranho, mas um estudo da Universidade de Otaga, na Nova Zelândia, descobriu que meditar pode te ajudar muito a perder peso. A pesquisa acompanhou por dois anos o progresso de 225 mulheres com o peso acima da média e obesas que, divididas em três grupos, participaram de programas diferentes que incluíam meditação, exercício físico e dieta. Cada programa tinha a duração de 10 semanas. O primeiro grupo foi o que teve mais sucesso na perda de peso: uma média de 2, 5 kg.
A meditação aumenta o poder de concentração, consciência e auto-disciplina. A pessoa que medita consegue aumentar seu auto-controle e diminuir as causas do estresse, e por issso acaba comendo menos.
Para quem quer começar a praticar, as dicas são: sentar-se confortavelmente (no chão ou num sofá), num lugar silencioso, com a luz baixa ou apagada, observar a respiração até que ela se torne automática. Após cada inspiração, fazer uma expiração profunda. Programe-se para começar aos poucos (cinco minutos é o suficiente) e vá aumentando a duração da prática conforme ela vai se tornando natural.